DICAS IMPORTANTES
For more attention and answers to your questions, kindly make sure to read the below notes:
- Escolha um bom título para a sua Questão!
- Adicione etiquetas adequadas para chegar aos membros de destino
- Enriqueça com detalhes, decore com aspectos visuais
- Preste atenção ao tipo e forma como apresenta as suas questões e respostas, bem como às regras e políticas da plataforma
- Partilhe, seja ativo e siga os assuntos que mais lhe interessam!
- Se desejar mencionar um utilizador, pode fazê-lo utilizando o @ antes do nome do membro registado, por exemplo, @admin
Onde posso obter uma cópia dos documentos relativos ao condomínio?
Os documentos relativos ao condomínio devem estar disponíveis para consulta pelos condóminos. Normalmente, esses documentos são mantidos pelo administrador do condomínio ou pela empresa de administração contratada para gerir os assuntos do condomínio. Para obter uma cópia dos documentos do condomíniRead more
Os documentos relativos ao condomínio devem estar disponíveis para consulta pelos condóminos. Normalmente, esses documentos são mantidos pelo administrador do condomínio ou pela empresa de administração contratada para gerir os assuntos do condomínio.
Para obter uma cópia dos documentos do condomínio, você pode seguir os passos abaixo:
É importante lembrar que, como condómino, você tem direito ao acesso a esses documentos, desde que seja para fins legítimos e relacionados aos assuntos do condomínio. Além disso, é possível que o administrador ou a empresa de administração do condomínio cobrem uma taxa para a emissão de cópias dos documentos.
Caso você enfrente dificuldades para obter os documentos do condomínio, é recomendável buscar aconselhamento jurídico para garantir seus direitos e entender as medidas legais disponíveis.
See lessQual a periodicidade para as inspeções obrigatórias aos elevadores?
As inspeções obrigatórias aos elevadores são regulamentadas pelo Decreto-Lei nº 320/2002, de 28 de dezembro, que estabelece o regime jurídico de segurança dos ascensores e monta-cargas. Essa regulamentação define as medidas de segurança e as obrigações dos proprietários de edifícios com elevadores.Read more
As inspeções obrigatórias aos elevadores são regulamentadas pelo Decreto-Lei nº 320/2002, de 28 de dezembro, que estabelece o regime jurídico de segurança dos ascensores e monta-cargas. Essa regulamentação define as medidas de segurança e as obrigações dos proprietários de edifícios com elevadores.
As diferenças nas inspeções obrigatórias aos elevadores em Portugal podem variar de acordo com o tipo de edifício e a quantidade de elevadores presentes. Algumas das principais diferenças são:
Em relação a quem compete a tarefa de inspeção obrigatória dos elevadores em Portugal, o Decreto-Lei estabelece que as inspeções devem ser realizadas por organismos de controlo técnico acreditados pelo Instituto Português de Acreditação (IPAC). Esses organismos são entidades independentes que têm competência para verificar a conformidade dos elevadores com as normas de segurança.
Os proprietários dos edifícios são responsáveis por garantir a realização das inspeções obrigatórias e pela contratação dos organismos de controlo técnico credenciados para realizar essas inspeções. Os relatórios de inspeção devem ser enviados à entidade competente do governo local ou regional, que é responsável pela fiscalização e supervisão do cumprimento das normas de segurança dos elevadores.
See lessUm condómino adquire uma fração contígua à sua. Pode juntá-las?
A possibilidade de juntar duas frações contíguas em um condomínio está sujeita às leis e regulamentos específicos do país, bem como às regras estabelecidas no título constitutivo do condomínio. Para legalizar a junção das frações, o condómino interessado deve seguir os seguintes passos: Consultar aRead more
A possibilidade de juntar duas frações contíguas em um condomínio está sujeita às leis e regulamentos específicos do país, bem como às regras estabelecidas no título constitutivo do condomínio. Para legalizar a junção das frações, o condómino interessado deve seguir os seguintes passos:
É importante ressaltar que os procedimentos exatos podem variar dependendo da legislação específica, do título constitutivo e das regras aplicáveis à sua situação em particular. Portanto, é recomendado buscar orientação de um advogado especializado em direito imobiliário para garantir o cumprimento adequado de todas as etapas e requisitos legais.
See lessQual o prazo de prescrição dos chamados Serviços Públicos Essenciais?
Caro @Carlos Costa, são 6 meses. Convido-o a consultar o nosso Glossário, em https://abcdocondominio.pt/glossario/servicos-publicos-essenciais, onde encontra a resposta a essa sua dúvida, bem como a indicação de quais os serviços públicos abrangidos pelo regime legal da Lei 23/96, de 26 de julho, quRead more
Caro Carlos Costa, são 6 meses.
See lessConvido-o a consultar o nosso Glossário, em https://abcdocondominio.pt/glossario/servicos-publicos-essenciais, onde encontra a resposta a essa sua dúvida, bem como a indicação de quais os serviços públicos abrangidos pelo regime legal da Lei 23/96, de 26 de julho, que cria no ordenamento jurídico alguns mecanismos destinados a proteger o utente de serviços públicos essenciais.